A moeda, o banco, o capitalismo e o socialismo

O dinheiro não é tudo na vida: tudo é a falta dele.

Adágio popular.

Antes, todo o comércio era feito na base da troca. Já imaginou a dificuldade? “Pagamentos, empréstimos e juros eram, a princípio, feitos em produtos, especialmente gado e grãos”.  O ouro e a prata foram muito usados como mercadoria de troca devido à sua larga aceitação, facilidade de guarda, de transporte e de conservação, não se deteriorando com o tempo.
O boi foi muito usado como moeda. “As primeiras moedas romanas tinham em uma das faces a efígie de um boi . A palavra pecus, em latim, significa gado, daí a palavra portuguesa pecuária; pecunia significa dinheiro, dando origem à palavra portuguesa pecúnia, com o mesmo significado. E capital vem do latim, caput, que significa cabeça, numa clara referência a cabeças de boi, no sentido de quantidade de animais (Fulano  possui tantas cabeças de boi).

Artigo Completo

Deixe aqui seu comentário

Esta entrada foi publicada em Artigos. Adicione o link permanente aos seus favoritos.

2 respostas para A moeda, o banco, o capitalismo e o socialismo

  1. FRANCISCO disse:

    Oi Fidêncio, bom dia, tentei ver e/ou comprar seus livros osbre proporção áurea e a Africa mas não consegui, teria como me enviar a forma de fazê-lo?

    Att
    e Parabéns por seu trabalho

  2. FRANCISCO,

    meus livros não são encontraveis em livrarias. Mas, pode fazer o download de todos eles e ter a cópia em seu computador, gratuitamente.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *